sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Vendas Sazonais

Trata-se de uma situação que se repete em algumas épocas do ano. No caso dos negócios, o termo sazonalidade é usado para falar sobre as vendas, em relação aos meses em que você venderá mais e aos meses em que venderá normalmente.

Sendo você vendedor, procure identificar a sazonalidade das vendas. Isso é importante para você conseguir aproveitar boas oportunidades nos melhores meses do ano.
Muito importante também para organizar as propostas de venda, sabendo os melhores momentos para venda de determinados produtos.

É comum um empresário comprar menos produtos em uma data forte de vendas sem saber disso, deixando de vender por falta de mercadoria na loja. Mas quando você está por dentro da sazonalidade das vendas, você evita esse problema.
Se você estiver vendendo para um novo comércio, é fundamental analisar com calma a sazonalidade. Um supermercado por exemplo, vende muito mais inseticida e protetor solar no verão, muito mais carnes e bebidas no carnaval e festas de fim de ano.
Através destes exemplos temos várias outras datas com influência na venda de determinados produtos.

E mais.

Para conhecer os efeitos de uma sazonalidade, é preciso entender como se comporta a oferta e demanda de um produto e apurar, historicamente, como esse comportamento se apresenta. Os efeitos de períodos de instabilidade nas relações de oferta e demanda de determinados itens podem ser percebidos até mesmo na vida pessoal. Alguns exemplos são aumentos ou baixas nos preços, facilidades ou dificuldades de crédito, promoções mais intensas ou menos evidentes, dificuldades de compra de certos produtos, etc.
Quando equiparada ao meio comercial, a sazonalidade é a época em que um produto, ou serviço, sofre efeitos dessa relação de oferta e demanda, causando uma redução ou aumento na oferta, nos preços, produção, entre outros.
Para conhecer os efeitos do que é sazonal, é preciso entender como se comporta a oferta e demanda de um produto e apurar, historicamente, como esse comportamento se apresenta.
Em época de planejamento é fundamental que o RCA contemple em seus planos, uma boa previsão da venda do produto da época, que certamente incluirá o acompanhamento dos efeitos da sazonalidade para o aproveitamento de oportunidades, tendo planos para lidar com a reposição e alinhamento de preços.
A sazonalidade não significa apenas vender bem no momento de demanda elevada, mas sim tirar proveito dos efeitos em alta ou baixa, com estratégias direcionadas, aproveitando a singularidade de cada estágio.

- BOAS VENDAS


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