quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Iluminação de loja



Iluminação certa eleva as vendas


Intensidade & potência dependem do tamanho da loja.

O tamanho da loja, sua altura e comprimento também fazem diferença na hora de escolher o tipo de lâmpada a ser utilizada. Para saber quantos lux, a unidade de medida da luz, ou “iluminância”, como é tecnicamente chamada, os especialistas utilizam um instrumento chamado luxímetro. Nomes técnicos à parte, sugere-se como medida entre 400 e 600 lux para supermercados. “Mas não nos prendemos nessa medição, pois há o fator humano na percepção da luz. Afinal, se estamos em um ambiente uniformemente iluminado ele será agradável, mesmo abaixo dos 400 lux”, afirma Yoshimura. Outro motivo apontado por Yoshimura para o profissional não se ater somente à medição do luxímetro é poder usar o recurso da iluminação especial focada nos produtos, o que dispensará bons níveis de iluminação nos corredores do supermercado. Aliás, lojas com corredores estreitos exigem maiores cuidados no projeto de iluminação, pois podem gerar áreas com mais sombras, o que dificultará a visualização dos produtos. “Uma ótima solução é o uso de gôndolas com testeiras iluminadas, trazendo a luz para perto dos produtos sem gerar ofuscamento”, explica Yoshimura. Quanto à lâmpada ideal, segundo a altura de instalação das luminárias, a regra geral é que, se a iluminação estiver a até quatro metros de altura, pode-se utilizar lâmpadas fluorescentes, cujo aproveitamento será aumentado se forem utilizadas luminárias com refletores espelhados. Abaixo de três metros, as luminárias fluorescentes devem ser mais fechadas e ter haletas, que ajudam a impedir o ofuscamento. Acima de quatro metros, o mais vantajoso é o uso das luminárias de refletor prismático (como um copo para baixo). Esses podem ser feitos de alumínio, policarbonato ou acrílico, e embora seja possível usar lâmpadas de diversas tecnologias, o mais comum são as de vapor metálico com reator.



Imagine um supermercado com ótimas promoções, produtos organizados em seus locais e identidade visual alinhada com o público-alvo. Parece ótimo, mas pense que a loja tem uma iluminação mal projetada, com lâmpadas em locais inadequados, quentes e que impedem a melhor visualização do produto. A iluminação, em pontos de venda, é uma poderosa ferramenta de marketing e deve reproduzir o mais próximo possível as cores e texturas reais do que está exposto.
Uma má iluminação pode distorcer as cores ou esquentar tanto que é impossível permanecer no ambiente por muito tempo. A iluminação certa faz toda a diferença: tem um poder convidativo, o ambiente fica com uma temperatura agradável, destaca e melhora a visualização dos produtos, o que te compele a permanecer mais tempo na loja e comprar mais.
Uma boa iluminação deve levar em consideração a arquitetura, o perfil do consumidor e a comunicação visual que o lojista pretende oferecer. A economia de energia é outro quesito que não pode faltar: nada adianta 300 luminárias acesas 24 horas que gastam demais.Lâmpada incandescente, nem pensar. Os recentes avanços das novas lâmpadas fluorescentes possibilitou o desenvolvimento de novas luminárias refletoras de alto rendimento. E a economia de energia vale a pena.Uma opção despontando no mercado é o LED, que pode retornar o investimento da compra em até um ano, dependendo do projeto.
A mistura equilibrada de lâmpadas quentes e frias deve tirar a monotonia do ambiente. Atenção para não deixar as lâmpadas e outros equipamentos de iluminação expostos, para que não chamem demais a atenção e não ofusquem os olhos. Seguem algumas dicas para a melhor iluminação em supermercados:

Iluminação Geral

Para que a luz seja melhor distribuída, o forro deve ser sempre na cor branca. No caso de hipermercados, os pontos de iluminação devem ficar a uma certa distância do forro e devem distribuir uniformemente a luz para que atinja e reflita no chão, para dar a sensação de que o ambiente é bem amplo, o que faz com que as pessoas fiquem mais tempo por terem a sensação de que não estão em um lugar espremido. A cor da luz geral deve ser sempre branca já que é mais estimulante. A iluminação amarelada pode dar a impressão que o lugar é abafado. Luz natural A iluminação natural é essencial para mostrar um ambiente agradável, natural. Pode-se fazer uso da criatividade para deixar a luz entrar no supermercado: janelas amplas, claraboias, jardins internos, revestimentos transparentes no teto, etc.

Iluminação direta

O uso excessivo de lâmpadas frias torna qualquer lugar uma geladeira. Portanto, equilibrar com o uso de lâmpadas de cores mais quentes para valorizar pontos específicos como produtos expostos, vitrines, cartazes ou áreas de atendimento. O importante é sair do convencional e chamar a atenção com bom gosto. Para isso, até luzes coloridas para detalhar o setor de frutas ou destacar os produtos refrigerados pegam bem. No quesito fidelidade de cores e economia, os sistemas LED são perfeitos, além de chamarem a atenção. Na forma de fita e mangueira destacam detalhes , são versáteis na variedade de cores e na versatilidade da aplicação.

Iluminação para supermercados em LED


No mundo inteiro, o supermercado é um dos estabelecimentos comerciais e canais de varejo mais populares. A Iluminação para supermercados em LED de boa qualidade tornou-se um fator importante de vantagem competitiva, tanto para efeito de decoração para atrair o público alvo, quanto na redução de custo operacional com economia na conta de luz, reposição de materiais e mão de obra de manutenção. Além de melhorar substancialmente o desempenho do sistema de ar-condicionado. Para efeito de produtividade e de segurança de trabalho, a Iluminação para supermercados deve seguir os padrões brasileiros da NBR, por exemplo: a iluminação deve ter no mínimo 300 lux de iluminância (lumens por metro quadrado) na área de estocagem e processamento e, deve ter no mínimo 500 lux de iluminância na área de loja. 
No passado, para ter melhor eficiência luminosa e energética, era muito comum o uso das lâmpadas fluorescentes de forma compacta (PL) ou tubular (T8 e T5), apesar de apresentarem baixa qualidade de luz (Índice de Reprodução de Cor baixo), rápida depreciação (escurecimento) e piscagem de luz, deteriorando a qualidade da Iluminação para supermercados. O uso obrigatório de reator interno ou externo e custo adicional de descarte especial das lâmpadas fluorescentes devido ao gás de mercúrio contido nas lâmpadas (que é extremamente tóxico e poluidor), deixam o custo de reposição relativamente alto para uma solução tradicional. Muitas vezes, devido ao funcionamento prolongado ou de até 24 horas por dia da Iluminação para supermercados, o uso de lâmpadas e luminárias de LED torna-se muito mais indicado.

As vantagens da iluminação para supermercados em LED 

Sem comprometer a qualidade da luz, os defeitos de lâmpadas fluorescentes tradicionais mencionados são facilmente corrigidos pela própria natureza das lâmpadas e luminárias de LED conforme abaixo:
IRC (Índice de Reprodução de Cor) mais alto, deixando os produtos expostos com aparência mais natural e mais atrativa, sem piscagem e sem radiação de calor e luz UV. A Iluminação para supermercados feita pelos produtos de LED deixam as cores mais vívidas, oferecendo um ambiente mais confortável, mais saudável para clientes e promovendo maior produtividade dos funcionários.
Com curva de depreciação quase horizontal e vida útil podendo ultrapassar 30.000 horas, a Iluminação para supermercados sempre estará impecável e bem iluminada, com menos custo de reposição e mão de obra para manutenção.
Sem conter mercúrio e por não usar reatores, a Iluminação para supermercados com lâmpadas LED dispensa o custo adicional de descarte especial com lâmpadas fluorescentes tradicionais e aquisição de reatores tradicionais.
O Brasil é o terceiro maior país com prédios verdes (Green Building) e escritórios verdes (Green Offices) com certificação LEED emitidas pela organização mundial - GBC (Green Building Council), ficando atrás apenas dos EUA e da China. Hoje, já é possível aplicar a certificação LEED C.I. (Commercial Interior) para um supermercado, tornando a Iluminação para supermercados mais sustentável e econômica.

Iluminação para supermercados em LED é muito mais cara?

Pelo contrário. Como as lâmpada e luminárias de LED apresentam fácil integração com sensores de todos os tipos e sistemas inteligentes de automação e dimerização sem prejudicar a vida útil e efeito, muitas vezes já apresentam o investimento inicial menor que a da solução com lâmpadas fluorescentes. Sem contar com a redução substancial com custos de consumo de energia e manutenção.
Iluminação para supermercados com lâmpadas e luminárias integradas de LED  geralmente reduz em pelo menos 50% o consumo de energia elétrica, tornando o PAYBACK financeiro com economia na conta de luz muito curto, muitas vezes apenas alguns meses. Geralmente as lâmpadas e luminárias integradas de LED, próprias à Iluminação de supermercados duram em média 24 meses, com vida útil de 30.000 horas(Verificar com empresa contratada).


0 comentários :

Postar um comentário

Modificado por Trem Doido

Portal do RCA  ©Template Trem Azul. Modificado por Fernnando Boram . Criado por http://fernnando.com

TOP